O que você precisa para montar seu bar pessoal



Quando eu era mais jovem (como se eu fosse muito velho), eu e meus amigos bebiamos por beber, com o tempo não via mais graça naquilo, comecei a frequentar lugares onde se tinha uma variedade de coqueteis e passei a ter gosto pela coisa. Comecei estudando aos poucos, conhecendo cada bebida, como se fazia cada coquetel, a historia de alguns. Hoje já tenho certificado de curso no Senac e tenho muitas coisas em casa. Mas chega de falar de mim, vamos passar meus conhecimentos a vocês "jovens" leitores.

Primeiramente se você quer realmente ter um bar pessoal, prepare um pouco o bolso, mas no fim o custo de fazer você mesmo o coquetel é muito inferior ao que você paga num bar/restaurante (já que além do custo vai atrelado mais imposto, lucro do lugar, serviço do bartender e, se tiver, do garçom), então com o tempo você acaba economizando. Agora você tem dinheiro, vá ao supermercado ou a uma loja especializada em bebidas, comece comprando os destilados. Por que primeiro os destilado? Porque eles são a base da maioria esmagadora dos coqueteis, eles são os espiritos, e muita gente gosta de beber puro. Comece pelos destilados brancos basicos: Vodka (muita vodka!), Rum, Gin, Cachaça e Tequila. Não precisa começar com as mais caras, mas também não vá comprando coisa de 2 reais. Comprado isso pode começar a comprar os destilados envelhecidos como: Rum ouro/preto, Cachaça Ouro, Tequila Reposada/Añejo, Brandy/Conhaque. Também temos os destilados com infusões de sabor, comece pelas vodkas com sabor, o resto vá pelo seu gosto.

Comprado os espiritos vamos para os licores. Muitos coqueteis levam licores para dar um sabor doce/frutado ao coquetel. Os licores essenciais são: Triple Sec/Curaçau, Creme de Cacau, Licor de Café e Licor de Pêssego. Existem muitos outros licores, mas estes você pode ir comprando a seu gosto.

Além dos licores temos as bebidas compostas, que são destilados ou fermentados com infusões, adição de ervas, sucos, mel etc. Comece comprando o basico: Vermouth Seco e Tinto, Rum com Coco e o Creme Irlandês.
Opcional temos os Bitters e os Aperitivos como Campari, Aperol, Cynar, Jägermeister e St. Remy. Não muitos coqueteis levam essas bebidas, então depende do seu gosto.

Ok, acabou a lista de compras de bebidas, mas ainda precisamos de ingredintes não alcoolicos, como sucos, xaropes, frutas/legumes para decoração. Eu aconselho manter um estoque na geladeira de limão-taiti, laranjas são bem vindas, tenha alguns limões-sicilianos, abacaxi. Azeitonas, cebolinhas e cerejas são utilizadas muito em decoração, então tenha em casa. Alguns drinks levam leite, sorvete ou chantily.  Por fim xaropes, o mais utilizado deles é o simple-syrup ou xarope de açucar (fácil de fazer em casa), o sweet 'n' sour que seria o simple-syrup com suco de limão-siciliano, e o granadine (xarope de romã). Os outros xaropes são utilizados em poucos drinks então são opcionais.

Porém para fazer alguns drinks você precisa para fazê-los de utencilios domesticos e alguns especificos para bar. Alguns deles são: Coqueteleira, Colher bailarina, Dosador, Faca, Tabua de corte, Coador de Copo e Socador. Existem outros utencilios, mas estes são opicionais e apenas facilitam o trabalho. Agora você precisa de algo para servir o drink, você não vai servir uma Margarita praquela gata que você conheceu na praia num copo de requeijão, vai? Então, você precisa ter alguns copos "bonitinhos" em casa para servir os drinks corretamente, os principais são: Highball, Martini, On The Rocks, Old Fashioned, Flute e o Shot. Existem varios tipos de outros copos, mas tendo esses 6 citados você não vai passar feio.



O que você precisa para um bar pessoal 1: Destilados from Handerson Ribeiro on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas